Empresas de Capital Fechado são as do tipo privado, ou seja, não disponibilizam ações na Bolsa de Valores, que podem se beneficiar da Governança Corporativa, enquanto preservam sua flexibilidade e independência para obter resultados imediatos e a longo prazo.
Assim sendo, por meio da governança corporativa é possível que empresas de capital fechado consigam reforçar sua administração e melhorar seu crescimento a longo prazo sem perder sua essência, que envolve os fatos de não se tornarem extremamente burocráticas ou reféns de processos.
Benefícios da Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado
Governança Corporativa é uma maneira de detalhar a forma como a empresa é administrada, contendo a direção e o controle de cultura, e as políticas e normas internas para fazer eficientes gestão e estratégia do negócio.
Assim, a empresa de capital fechado, que tende a ter um conselho administrativo com um número menor de membros, consegue alinhar os interesses da administração com os do negócio, por meio de sistemas de controles interno e externo, e mecanismos de pagamentos com incentivos corretos, adotando elementos de governança corporativa das empresas abertas.
Desta forma, é possível melhorar a supervisão da diretoria, garantir uma operação eficiente, reduzir riscos e ter a chance de conseguir fazer tomadas de decisão estratégicas.
Por isso, podem investir em mais membros para compor o conselho administrativo com o objetivo de ter um crescimento de longo prazo (com avaliação de riscos e olhar para adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou em relação ao público-alvo) e na construção de uma base sólida a depender de suas características quanto a uma empresa de capital fechado.
Acesso aos Recursos
Sejam recursos financeiros ou não, a transparência reforça ou estimula a confiança dos financiadores, e facilita a identificação de melhores condições de negócios com clientes, instituições financeiras, investidores e potenciais parceiros.
Do mesmo modo que a governança corporativa ajuda no recrutamento e na lealdade dos colaboradores, o que acaba reforçando a imagem e confiança diante do mercado em que a empresa de capital fechado está inserida.
Administração Efetiva de Conflitos de Interesse
Embora existam medidas preventivas, os conflitos podem surgir e impactar os resultados e a longevidade dos negócios. Então, esse é outro benefício de contar com uma governança corporativa, principalmente quando as suas regras são devidamente elaboradas para minimizar os possíveis conflitos empresariais, societários e familiares relacionados às questões sucessórias de gestão e bens.
Avaliação Contínua
Do mesmo modo que é benéfica ao contar com detalhamento sobre valores, princípios e objetivos dos negócios, que precisa estar constantemente atualizada, acompanhando as mudanças que tendem a acontecer com o tempo.
Longevidade e Sustentabilidade
O sucesso de uma empresa pode estar associado à sua longevidade no mercado, com chances de também depender de um constante alinhamento sobre valores e visão estratégica de longo prazo.
Por isso, pode receber o conselho de contar com monitoramento e medidas para prevenir riscos, que são capazes de auxiliar na antecipação de tendências em relação às questões socioambiental, jurídica e institucional.
Gestão Eficiente
Também é fundamental contar com qualidade das decisões e eficiência dos processos, do comprometimento dos recursos humanos envolvidos, dos mecanismos, das estruturas de controle e do monitoramento.
Preservação e Otimização de Valor
Redução na ocorrência de fraudes, assim como as tomadas de decisão estratégicas, contribuem para agregar valor à empresa e diminuir custos financeiros, o que, consequentemente, acaba promovendo a sua preservação no mercado.
E como cada Empresa de Capital Fechado é única, a sua Governança Corporativa também, então, nos dê uma chance para alcançarmos o sucesso e crescimento a longo prazo que deseja!