Golpes com Deepfakes de Imagens de Famosos ou de outros tipos tendem a se adaptar e atualizar conforme são identificadas inovações e oportunidades, por exemplo. E um dos últimos casos envolve as Imagens de Famosos.
Deepfakes de Imagens de Famosos
Primeiramente, chamamos de deepfake a combinação de inteligência artificial (IA) com processamento de imagens para manipular imagens, sons e vídeos de uma pessoa para simular que realmente realizou as ações representadas.
Apesar de as evoluções e os avanços tecnológicos serem vantajosos e criativos para facilitar as nossas tarefas, também podem ser usados para criação de conteúdos difamatórios, fraudulentos e até para capturar dados, aplicar golpes e divulgar desinformação, por exemplo.
Ou seja, por mais que pareçam produções audiovisuais reais, são criações idênticas para manipular o público, fazendo com que acredite e confie no conteúdo falso compartilhado, como tem acontecido ao utilizarem imagens de famosos.
Em casos assim, são usadas para venda de produtos, divulgação de notícias e informações, normalmente falsas, para dar a impressão de que trata-se de um conteúdo confiável e passar credibilidade, mesmo que seja uma criação baseada em tecnologias como as de IA.
Como Evitar Golpes com Deepfakes
Diante desta realidade, uma das formas principais de evitar golpes com deepfakes, seja com imagens de famosos ou não, é por meio da sua identificação, o que envolve desconfiar da sua veracidade mesmo que tenha recebido o conteúdo de uma pessoa de confiança ou envolva figuras públicas e/ou conhecidas.
Além disso, é preciso tomar alguns cuidados, tais como:
- Analisar o rosto detalhadamente e se não há alteração no tom da pele;
- Atentar à qualidade (resolução) dos vídeos, que tende a ser baixa;
- Certificar se os gestos e movimentos corporais parecem naturais e condizentes;
- Confirmar se o mesmo conteúdo está sendo divulgado por outras fontes, principalmente, de confiança, como as oficiais, figuras reconhecidas na área e sites de verificação de fatos;
- Desconfiar de mensagens sensacionalistas, principalmente porque alguns de seus objetivos são impactar e criar urgência nas possíveis vítimas;
- Observar se os movimentos de boca estão sincronizados com a fala e se olhos se mexem naturalmente;
- Ouvir os áudios atentamente e ignorar caso apresente pausas incomuns e entonações diferentes;
- Verificar iluminação e sombras, e desconfiar se houver inconsistência nelas.
Do mesmo modo que podem ser utilizadas tecnologias contra vídeos falsos, capazes de dificultar as criações de deepfakes, gerando resultados de má qualidade ou adulterando a impressão digital registrada, por exemplo.
Dicas Extras
Outra forma de evitar golpes com deepfakes de imagens de famosos é adotando medidas básicas de segurança, porque, uma vez que os aparelhos eletrônicos são invadidos, seja de uso pessoal ou profissional, tem a chance de impedir que sofra grandes prejuízos.
Por isso, é válido, por exemplo:
- Adotar um banco de dados seguro e condizente com as características da empresa;
- Atentar aos sites visitados e conteúdos baixados;
- Desconfiar de e-mails quando não reconhece o remetente ou conteúdo abordado;
- Investir em uso de criptografia;
- Manter o antivírus constantemente atualizado;
- Priorizar a autenticação multifatorial;
- Realizar backups frequentemente;
- Usar redes de internet e conexões de Wi-Fi confiáveis;
- Usar senhas fortes (números, letras maiusculas e minúsculas, caracteres especiais) e trocá-las periodicamente.
Diante do que foi exposto, se precaver, estar ciente dos golpes existentes e adotar ou manter as medidas básicas de segurança são essenciais para Evitar Golpes com Deepfakes de Imagens de Famosos, além de ser aconselhável acionar a assessoria jurídica de sua confiança ao desconfiar de uma possível invasão hacker ou de que possa estar sofrendo com alguma consequência associada a esse tipo de situação.