Conheça o Ciclo de Vida de um Contrato

Ciclo de Vida de um Contrato

Ciclo de Vida de um Contrato. Em relação aos diferentes cuidados que precisam ser tomados sobre uma pessoa jurídica, um deles envolve o contrato: desde análise do que precisa constar no documento, elaboração cuidadosa e detalhada das cláusulas, compartilhamento com pessoas autorizadas, acesso restrito, necessidade de renovação a armazenamento adequado e pelo período esperado, por exemplo.

Todas essas questões fazem parte de um processo relacionado ao ciclo de vida do contrato, que precisa ser respeitado e está relacionado às transações eficientes que tendem a otimizar tempo e recursos. Então, continue acompanhando este artigo para saber quais são as fases do Ciclo de Vida de um Contrato.

Ciclo de Vida de um Contrato

Primeiramente, é preciso explicarmos que o contrato se trata da formalização de um acordo entre as pessoas envolvidas. Ou seja, ao assinarem, as partes passam a ter um respaldo jurídico em relação à negociação, em que ficam detalhados as obrigações e os deveres de cada um.

Mas para que ele cumpra a sua finalidade devidamente, é preciso fazer uma gestão de contratos, em que algumas etapas devem ser seguidas:

  • Solicitação ou pedido – há solicitação ou iniciação do processo de contratação após a identificação de uma necessidade, em que ocorre a coleta de informações para que o contrato possa ser elaborado ou redigido;
  • Criação – fase dedicada às cláusulas, aos termos e às condições acordadas entre as partes;
  • Aprovação e revisão – o contrato é enviado aos envolvidos para que seja aprovado ou haja a indicação das alterações necessárias;
  • Negociação – começa quando o contrato é elaborado e disponibilizado para as partes revisarem;
  • Assinatura – providenciada após todos concordarem com os termos do contrato;
  • Armazenamento – inclui o arquivo do contrato, a organização e a facilidade com que precisa ser encontrada para que consultas e revisões possam ser providenciadas quando necessário;
  • Cumprimento – momento dedicado ao gerenciamento das obrigações e dos compromissos contratuais, que quando não são respeitados podem resultar em quebra contratual, multas e perdas, por exemplo;
  • Gerenciamento – relacionado à dedicação aos prazos, às renovações, ao relacionamento entre as partes para evitar perdas, penalidades e pagamentos não planejados;
  • Análise de desempenho e produtividade – também conhecida como otimização, acontece com os intuitos de identificar o que pode ser melhorado nas negociações futuras e reduzir riscos.

Logo, o ciclo de vida do contrato inclui, basicamente, cinco momentos específicos que variam de acordo com as necessidades e disponibilidades de cada empresa:

Pré-Contratação

A primeira etapa envolve definir o conteúdo do contrato conforme a demanda da empresa, como um serviço ou produto, que precisa ser acompanhado de detalhes sobre as questões logísticas, como a forma de entrega, o local, valor, a quantidade ou o período de fornecimento, por exemplo. Logo, a empresa explica detalhadamente a(s) sua(s) necessidade(s) e o contratante apresenta as soluções disponíveis mais indicadas.

Sem contar que é nesse momento que a empresa descobre que providências devem ser tomadas para ter autorização e, consequentemente, agir legalmente, como é o caso das certidões.

E assim, começa a ser elaborada a minuta do contrato, que é, basicamente, um rascunho do documento, em que podem ser feitas alterações até que o texto final agrade os envolvidos para que possa ser refeita e assinada.

Contratação

Nesta etapa acontecem a negociação e formalização do contrato, que ocorrem a partir do momento em que a análise da minuta é feita pelas partes envolvidas no acordo. E caso identifiquem que há necessidade de fazer alterações nas cláusulas, podem ser providenciados diversos rascunhos até que um deles seja do agrado de todos. E em seguida, o contrato é assinado eletrônica ou presencialmente pelo contratante e contratado, oficializando o acordo firmado.

Pré-Execução

Essa fase marca o período entre as assinaturas e o cumprimento do acordo, que começa a ter o planejamento da sua execução. Logo, são analisados todos os fatores que precisam ser providenciados para que o projeto firmado seja iniciado, tais como preparação do local, separação dos equipamentos ou produtos, armazenamento dos dados, permissão de acesso e registros.

Além disso, o setor financeiro é acionado em relação ao fluxo de pagamentos, ocorre a definição do calendário de entregas e os departamentos envolvidos são notificados sobre o cronograma e a liberação.

Execução

Como o próprio nome indica, a partir desse momento acontece a execução, portanto o objeto do contrato começa a ser entregue com supervisão para garantir que todas as cláusulas sejam respeitadas.

Ainda nesta etapa, é o momento de realizar o controle do cronograma, as vistorias, medições, os pagamentos e outras atividades previstas no documento. Assim sendo, deve-se verificar se há pendências, necessidade de prorrogar alguma data, renovar o contrato ou encerrar o acordo.

Encerramento

Quando o prazo da vigência está próximo e não há a intenção de renovação, deve-se analisar se todas as ações previstas foram providenciadas e os registros devidamente documentados.

Assim que todas as atividades são cumpridas, o contrato pode ser encerrado, armazenado e, posteriormente, eliminado após o período indicado para cada tipo de documento. Por isso, é fundamental que todas as fases do ciclo de vida do contrato sejam acompanhadas com cautela para que sejam devidamente providenciados todos os quesitos que o envolvem.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

COMPARTILHE

Veja mais Conteúdos

Melhorar a Experiência do Cliente
Documentos com Visual Law para Melhorar a Experiência do Cliente e Gerar Fidelização

Documentos com Visual Law para Melhorar a Experiência do Cliente e Gerar Fidelização são eficazes e legalmente válidos, principalmente, ao...

Contratos para Startups
Principais Contratos Utilizados para Startups

Principais Contratos Utilizados para Startups são importantes para que haja uma boa estratégia jurídica e garantir os diferentes benefícios que...

Contrato de Distribuição
Seu Contrato de Distribuição está Realmente Protegendo seu Negócio?

Contrato de Distribuição é destinado para acordos entre um fornecedor e distribuidor, em que há a venda de produtos ou...

Início

Sobre

Soluções

Equipe

Contato

Blog

Início

Sobre

Soluções

Equipe

Contato

Blog